Finar de semana No rancho da madrinha


Nhô Lau – um grande amigo de meu pai – que devereda portava em minha casa para tomar um górpe de café torrado na hora, temperado com garapa e prosear. Passou naquela manhã de sexta-feira, bateu palma. Pela fresta da parede, espiei e dei um salto da esteira molhada, agora de xixi. O sol estava escaldante lá fora, de rebentar mamona comóde no dizer dos mais antigos.

-         Porte Nhô Lau, bom dia!

Cumprimentei-o e fui me aproximando da carroça que era meu divertimento preferido, enquanto eles proseavam.

-Nhô! – chamou Nhô Lau – vim busca mecê pra passeá na vila, cadê sua mãe, ta em argure?, Campeie, Espero que ela num cie Chame que vô pedi pra ela deixá mecê i comigo.

-Bom dia Nhô Lau!  Quanto tempo? Mecê já queimô a roça?, Perguntou mamãe.Deixe as coivara pra mim ome.

-Já cumadi. E o cumpadi, nada de notícia? Quê será aconteceu com o home, muié?, mece ta costeando com o pobre.

-Num sei não, mais vamo mudá de assunto. Nhô Lau, onde mecê tá indo mesmo?

-Pra vila né? – É que eu carecia de leva Nhonhô comigo de camarada, se mece num ciá dele, só que vô vortá só dumingo, se mecê num simportá e cunfiá em nheu.

-Claro cumpadi! Pode i sim e se Nhonhô quisé ele pode visitá a cumadi Efigênia, sua madrinha, que faiz tempo que ele num vê, num esqueça de pedi bença a ela.


Nenhum comentário: